A aquisição de um imóvel é sempre um passo muito importante na vida das pessoas, pois geralmente se trata de um planejamento de anos, aliado a um bom tempo de reserva financeira.
No entanto, alguns pecam quando adquirem um bem tão valioso sem as devidas cautelas. As vezes fazem a transação imobiliária sem que o imóvel esteja regularizado, ou seja, devidamente documentado.
Sabemos o quando é dispendioso escriturar e registrar um imóvel, no entanto, este ato se mostra necessário para a segurança jurídica da transação imobiliária.
Além disso, o imóvel regularizado goza dos seguintes benefícios:
a) Valorização: um imóvel regular tem o
seu valor de mercado real acompanhado sempre a valorização imobiliária da
região;
b) Crédito imobiliário: Estando o imóvel
com toda a documentação em dia, pode o mesmo ser financiado por qualquer
instituição bancária;
c) Facilitação na venda: imóveis
regularizados tem a venda facilitada tanto da forma a vista quanto financiada,
uma vez que diminui despesas com eventuais correções de documentos e registros.
d) Transmissão aos herdeiros: Quando o imóvel está devidamente escriturado, registrado e com seus impostos em dia, em caso de falecimento de seu titular, a transmissão através da herança mostra-se mais simples, para os herdeiros fazendo com que se ganhe tempo e poupe dinheiro.
Como se vê as vantagens de estar com o imóvel regularizado são muitas e só trazem benefícios ao seu titular e a quem está adquirindo.
Assim, na hora de se fazer uma aquisição imobiliária, procure sempre um imóvel com toda a documentação em ordem. Fazendo isso você evitará problemas futuros.
Fica a dica e até a próxima.
Comentários
Postar um comentário