Pular para o conteúdo principal

Fisuras, Rachaduras – O que fazer?

Problemas estruturais – o que fazer? A quem socorrer?

Esta semana assistindo aos jornais locais, bem como aos nacionais, constatei que vários consumidores estão com sérios problemas em suas residências, devido a fissuras, bem como várias rachaduras que prejudicam a estrutura de seus prédios.

Mas o que fazer quando isso acontece e de quem é a responsabilidade em reparar esses empreendimentos? Será que os moradores tem que perder suas residências e o que pagou ou vem pagando mensalmente por ela?

Pensando nisso, decidi trazer a baila o presente tema, na tentativa de iluminar o caminho daqueles que se encontram nessa situação. Vamos lá!

Em primeiro lugar, para análise desses casos, temos que destacar duas situações: A primeira é se o imóvel foi comprado diretamente da construtora; A segunda é se o imóvel é financiado por alguma instituição financeira.

Em se tratando de imóvel comprado da construtora, a mesma é responsável por qualquer dano estrutural inicialmente pelo prazo de 05 (cinco) anos. Contudo quando o problema aparece após esse lapso de tempo aí reside uma dificuldade que aparentemente não tem solução.

Entretanto pela legislação em vigor, como também pelos novos posicionamentos dos Tribunais Superiores este prazo é aumentado.

É que se trata do chamado vicio oculto, aquele em que só aparece com o tempo, nestes casos para se entrar com ação contra a construtora responsável pela obra, o prazo prescricional é de 20 (vinte) anos, contado a partir da constatação de vícios ou defeitos de construção.

Assim, consumidores que, mesmo passado os 05 anos de garantia da obra, podem entrar na Justiça para pedir reparo ou indenização, não importando se já passou o tempo de garantia da construtora. Somente a partir desse momento começa a correr o prazo vintenário.

Ressalte-se que esse prazo só vale para os chamados vícios ocultos, já que o prazo para reclamação de vícios aparentes, como portas quebradas, paredes mal pintadas, pequenas trincas, etc. é de 90 dias após a entrega da chave.

Já para requerer indenização por perdas e danos por vícios nas obras, a ação prescreve em 20 anos, a partir de quando for constatado o problema por um perito.

Por fim, quanto aos imóveis financiados, os mesmos contam com cobertura securitária para danos físicos do imóvel, assim ocorrendo situações desta natureza, devem ser acionados imediatamente.

Ressalte-se que algumas instituições financeiras, também são responsáveis pelo empreendimento, uma vez tem engenheiros em seu quadro de funcionários, além de que contratam a construtora e seguradora que serão responsáveis pelo empreendimento.

Ficam as dicas.

Até a próxima.

Anthony Lima – anthonylima@anthonylima.com.br.

Comentários

  1. Olá !!!
    Boa tarde.
    Gostaria de uma luz.
    Comprei uma casa em agosto de 2012, onde assinei somente um contrato de gaveta junto a construtora, em setembro me mudei e em dezembro o financiamento junto a caixa econômica saiu. Demos uma entrada de 17 mil e financiamos o restante do montante de 160 mil. Mensais de 1.600,00 ao mês.
    Desde o primeiro dia que fui na casa vi alguns problemas como, infiltrações, pisos trincados e pequenas rachaduras, no mesmo dia fui informada que a casa possui 5 anos de garantia e que todos os defeitos encontrados seriam consertados.
    Acontece que os defeitos apesar de serem sempre consertados sempre aparecem novamente, já perdi as contas de quantas vezes a empresa mandou pedreiros a minha casa para o conserto, mas, da ultima vez foi diferente tive que sair de casa para que eles pudessem mexer na mesma.
    Informei a construtora que sairia mas não iria aceitar novamente esse tipo de serviço em minha casa, visto que já estava cansada e isso me traria sempre muuuuito incomodo. Além do mais não teria pressa para que o serviço fosse feito desde que fosse definitivo, pois comprei moveis planejados que seriam instalados após a reforma e não permitiriam que outras “obras” fossem feitas após a colocação dos mesmo.
    Durou em torno de 20 dias e me entregaram a casa, os móveis foram colocados e não demorou mais de 25 para que os problemas voltassem a aparecer.
    Não aguento mais tanta dor de cabeça e falta de paz!!! Comprei uma casa pronta para não possuir esse tipo de problema e agora me vejo nessa situação.
    Minha pergunta é :
    Consigo desfazer o negócio? Lembrando que o mesmo possui um contrato de 20 anos na Caixa econômica federal. Não é minha casa minha vida.
    De quem é a responsabilidade? Da CONSTRUTORA? Do banco?
    quais são os meus direitos? Pois entendo que na minha casa possui vícios ocultos pois de maneira nenhuma compraria se soubesse que os problemas eram tão graves dessa forma.
    Quero muito sair dali e ter meu dinheiro de volta para poder comprar outra casa.
    Agradeço muito a atenção e aguardo ansiosamente pelo retorno.
    Obrigada.

    contato:
    jayanefernandes@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jayane, estou na mesma situação, o que você fez? Por favor me ajude.
      aatireli@gmail.com

      Excluir
    2. Prezada Aline

      É possível sim desfazer do negócio, para isso é necessário demonstrar que o vicio de construção está impossibilitando a moradia e trazendo transtornos aos moradores.

      Por fim quanto aos direitos são inúmeros e vão desde danos materiais até danos morais, não fruição do imóvel, etc.

      Em relação a responsabilidade se da construtora ou do agente bancário isto depende do contrato assinado.

      Contrato direto com a construtora sem interveniencia bancária a responsabilidade direta é da mesma.

      Caso o contrato tenha sido diretamente com o banco, através de financiamento de imóvel na planta, a responsabilidade passa a ser do banco, já que o mesmo é o responsável direto pela construtora.

      Ah! deve-se lembrar ainda que se paga um seguro (danos físicos no imóvel) para corrigir essas distorções e que pode ser acionado sem nenhum custo para o mutuário.

      Excluir
  2. Olá, boa noite!



    Estou comprando um imóvel que esta financiado, a negociação que fiz com o proprietário foi a seguinte:

    Eu daria um valor X de entrada e assumiria toda e qualquer prestação que o imóvel possui, porém

    O financiamento continuará em nome do cliente. Existe algum contrato ou procuração que eu possa fazer

    Que eu pague o financiamento da Caixa e todas as parcelas de entrada, e imóvel seja meu legalmente?

    Um contrato que eu tenha direito de vender, alugar, reformar sem a autorização de quem esta o financiamento,

    E que futuramente a pessoa não tenha nenhuma possibilidade de querer o imóvel ?



    Obrigado pela atenção.

    Contato: wkcorrea.tenda@gmail.com


    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá, como vai? Minha casa é financiada e apresenta infiltracoes e rachaduras. Fiz um sinistro na Seguradora da Caixa mas foi negado alegando responsabilidade do vendedor. No entanto o vendedor se nega. Como fica essa situação? Ficaria muito agradecia se me responder.
    Att
    Sonia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Sonia

      Seu imóvel é financiado, tendo a Sra direito a cobertura pelo seguro de danos físicos. Como a seguradora se negou, entendo que seja o caso de judicializar a questão. Para isso procure um advogado de sua confiança, para que o mesmo de posse do seu contrato e da negativa da seguradora, ingresse com a medida judicial cabível.

      Excluir
  4. BOM DIA,
    Estou passando por uma situação em relação a um imóvel novo e fiquei feliz em ver que responde as dúvidas mesmo nas postagens mais antigas.
    Ocorre o seguinte:
    Comprei um apartamento novo (nunca habitado) diretamente da construtora. A unidade era de um permutante, pessoa que cedeu à construtora todos os direitos de venda, tanto que nunca vi ou tratei com essa pessoa, resolvendo tudo sempre direto com a construtora. Comprei a unidade agora em Agosto de 2016 e o condomínio foi entregue desde 2012. Observei alguns pequenos problemas como vazamentos, problemas na fechadura dos quartos o que foi prontamente solucionado pela empresa. Foi sinalizado também que a porta de acesso ao apartamento estava empenada e um outro dia observei um desnível no piso da sala. Para essas duas últimas queixas a resposta recebida é que a garantia é de um ano.
    Entendo que houve relação de consumo e que para tanto vale o Art.27 do CDC e que portanto tenho 90 dias para relatar defeitos aparentes a partir da data de recebimento das chaves. Uma vez que o dever pela manutenção da unidade não poderia caber a mim e sim a construtora. Está correto esse meu raciocínio? Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia Dani Oliveira

    Você está correta, a responsabilidade da construtora pelo empreendimento é de 05 (cinco) anos. Aconselho você a fazer uma notificação por escrito e caso ela não faça as devidas correções então judicialize a questão.

    Boa Sorte e até a próxima

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!
    Estou com uma situação igual a de todos e gostaria de expor a minha para ver a melhor solução.
    Comprei um imóvel na planta (uma sobrecasa) o qual assim que terminou a construção, pouco tempo depois (máximo 1 mês) me entregaram as chaves e consegui o financiamento pela Caixa (MCMV), pagando seguro, com vistoria do engenheiro da Caixa e tudo mais. Agora, 6 meses depois de eu estar morando no imóvel, começaram a aparecer fissuras nas paredes, teto e infiltração. Conversei com o intermediador da compra da casa e ele me disse que as fissuras é só no gesso que não compromete nada estrutural! Procurei saber sobre o assunto e todos me falaram que isso não é verdade, pois as fissuras é devido a má construção. O que eu quero saber, se o responsável for no imóvel e somente querer "mascaras" as fissuras, somente pintando por cima, não sou obrigado a aceitar, correto? Do tipo, depois me falaram que o vendedor está querendo resolver, mas eu quem não quero deixar! Eles tem que fazer o que é correto e reforçar a estrutura, estou certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso eles se recusem a fazer o que é o certo, o que eu devo fazer?

      Excluir
  7. Amigos se existe um financiamento habitacional sob o imóvel, vocês podem acionar o seguro.Para isso é só fazer um requerimento administrativo perante a instituição financeira onde foi realizado o contrato solicitando o seguro de danos físicos no imóvel.

    Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  8. Olá, comprei um imóvel e financiei através do programa minha casa minha vida, e desde que cheguei na casa, já encontrei alguns defeitos, tipo a porta da cozinha não segurava no canto, chamei diversas vezes o construtor e nada resolvido, hj, estou com a porta que só fecha com muito sacrificil e sem contar que apareceu recentemente uma rachadura na parede, o que eu faço?
    A quem devo correr atras dos meus direitos? o banco ou a construtora?
    Aguardo a resposta!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, comprei um imóvel junto ao construtor pelo mcmv em uma cidade do litoral,no momento da compra era verão e a rua não é calçada, o construtor falou que logo seria calçada, comprei o imóvel em 2014 e logo o construtor teve que refazer o piso da área externa que trincou e afundou em alguns pontos apenas com o peso do carro, todo ano no inverno até o carro fica ruim para passar na rua pois é muita lama, e agora em 2017 depois das chuvas que vieram mais fortes o imóvel tem muitas infiltrações,o piso da casa ta fofo, cedendo cerâmicas quebradas e a situação ta complicada. O construtor que disse que eu tinha o direito por 5 anos a qualquer problema na casa não me atende e quando consegui ele disse que não ia fazer nenhum serviço... O que devo fazer?? Muito grato se puder ajudar

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde
    Comprei uma casa financiada pela caixa em outubro de 2014, aparentemente um ótimo imóvel com o passar do tempo foi percebido uma trica no teto entre a cozinha e a sala, essa trinca veio aumentando e agora já esta de parede a parede e enlarguecendo ainda mais, ai subimos no telhado e essa trinca esta deste a laje e ai foi diagnosticado tb que o telhado foi feito errado, as telhas não encaixa, os caibros estão envergando, procurei o contrutor para solicitar o reparo no ano passado o mesmo disse que iria verificar mas não apareceu, procurei novamente esta semana ele se recusa a fazer o reparo, o que eu faço já que com o construtor não consegui a caixa tem responsabilidade? pois o engenheiro da mesma aprovou a obra? Preciso resolver urgente antes que a casa caixa na minha cabeça e não sei como fazer
    Poderia me orientar

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde
    Comprei minha casa financiada pela CEF no ano de 2016, essa casa foi comprada diretamente pelo construtor pessoa física. A casa tem apresentado algumas infiltrações e rachaduras nas paredes e no teto. Tentei entrar em contato com o construtor, porém, não consegui localizá-lo, fui informado que ele mudo para o exterior. E agora queria saber quem devo procurar, para que possa ser efetuado os reparos no meu imóvel.
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde,
    Gostaria de um auxilio em como proceder com o meu caso.
    Comprei o imóvel novo ha um ano e seis meses. Negociei direto com o dono do imóvel (Construtor) e realizei a compra pela CEF (MCMV). Começou a aparecer muitas fissuras e rachaduras, informei diretamente ao construtor, que após uns três meses apareceu para realizar o reparo.
    Na área externa, devido ao estado que ficou, apenas a pintura nova não iria cobrir todas as marcas, o mesmo sugeriu a ideia de realizar uma textura (por conta dele) para ficar melhor. (Receio que o melhor dele, seja também para ficar mais difícil de se ver falhas futuras...) Agora começaram os reparos em todos os cômodos internos do imóvel, os próprios pedreiros comentaram que são tantas trincas que já foram remendadas antes da venda da casa que não sabem se isso ira resolver... Meu quarto esta com todas as paredes destruídas e marcadas pelos reparos. Estou perdendo totalmente a confiança e tranquilidade em morar nesta casa, além do desgosto de não querer fazer mais nada nela, pois não sei se em breve dará mais problemas ou não. Como devo agir neste caso??????

    ResponderExcluir
  13. Urgente !Por favor !Eu comprei um imóvel recentemente contrato Ass com a caixa em novembro 2017 me mudei para a casa tem só 2 meses a casa se encontra com muitos problemas ,vazamento,infiltração,problema na caixa d agua ,rachaduras na parte de fora da casa gigante e dentro também é etc..Inclusive a ligação dos fios de uma das tomadas estavam erradas e quem o minha geladeira e eu tive que pagar o conserto a construtora manda arrumar ,porém sempre retorna o problema .
    Mas meu problema maior é que a construtora me deu um golp !moro numa área total que não fui feito o desmembramento e nessa área tem 10 casas e a construra deve IPTU desde 2013 e puseram tudo no meu nome ,conta no IPTU que sou dona da área total e que tenho 10 casas estou desesperada ,a prefeitura regional do município me negou atendimento e a secretaria da Fazenda também,a casa não tem planta e receio que nem tão pouco Abites ou seja acho que estou no meio de bandidos !Preciso de Adv Bom ,pois quero desfazer a compra ,por q acredito que corro risco de vida morando aqui E tem meu imposto de renda para declarar o que fazer ??terei que pagar Imposto das 10 casas?

    ResponderExcluir
  14. Prezada Simone

    Realmente o seu caso requer urgência e aconselho a procurar o mais rápido possível, em sua cidade, um advogado especializado em Direito Imobiliário.

    Saudações

    Anthony Lima

    ResponderExcluir
  15. Anthony Lima muito bom ver que vc tem ajudado muita gente parabéns.
    Tenho uma pergunta se puder me ajudar ficarei grato,financiei casa e terreno pela caixa federal(casa na planta tudo novo a ser construido)hj dia 12/06/18 fazem 5 anos e 6 meses que moro na casa,a dois meses atras o piso começou a ficar oco e estufar pra cima.Resumindo toda minha casa ta com piso estufado e quando estufa começa a quebrar(é como pisar em um colchão).Como a empreiteira que fez a casa nao existe mais pois o dono faleceu e acabou a firma,falei com a Caixa me falaram que o seguro que eu pago nao cobre e agora?Nao consigo cancelar o seguro que tenho mais 15 anos pra pagar e nao serve pra nada e vou ter que fazer empréstimo pra pagar o conserto de todo piso da casa.To lascado pois nao tenho condição.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Henrike.

    Acredito se tratar de vicíos contrutivos e neste caso recomendo que você contrate um engenheiro particular, para fazer um laudo pericial no seu imóvel. É bom também contactar com a defesa civil, no sentido de que a mesma proceda uma vistoria no imóvel.

    Com esses dois laudos em mãos e a depender do resultado dos mesmos, você aciona novamente a seguradora, através da CEF e no caso de nova negativa procure imediatamente a justiça, ou para o respectivo concerto ou para anular o contrato de financiamento, fica ao seu critério.

    Cordiais Saudações,

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Anthony, tudo bem? Comprei um imóvel usado de 15 anos de pessoa física, isso há 3 meses, através de uma corretora. Acontece que a cada dia aparece novas trincas/rachaduras... A ex proprietária entregou o imóvel pintado, acredito que para esconder esses problemas... O que devo fazer? Fico muito grata pela sua ajuda. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema.poderia por favor me orientar no que devo fazer?

      Excluir
    2. Olá Boa Tarde.

      Caso o imóvel tenha sido financiado, você tem o direito a acionar o seguro e solicitar os reparos necessários.

      Saudações.

      Excluir
  18. Boa noite!
    Minha tia comprou um apartamento pela Cohab a mais de 20 anos e hoje o bairro inteiro ameaça desabar a quem tenho de recorrer já que o condomínio/ bairro inteiro estão com ameaças de desabar? Quem autorizou a construção tem responsabilidade?

    ResponderExcluir
  19. Olá bom dia gostaria de tirar imãs dúvidas sobre um imóvel comprado em uma imobiliária finaciadopela caixa.apos um ano apareceu várias trincas nas paredes e o piso quando você pisa sente que está fofo e a casa foi pintada para a venda por isso não apareceu as trincas e as madeiras do terp é Só podres o que fazer acionar a seguradora da caixa.

    ResponderExcluir
  20. boa noite
    construí uma casa a8 anos e a mesma foi vendida, após um período tao longo a casa apresenta agora alguns trincos decorridos de uma infiltração de um terreno vizinho que eu diria que o comprador foi negligente em permitir que isto acontecesse, gostaria de saber qual minha responsabilidade após estes oito anos.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite
    Comprei meu imoimó em 2015 financiado pela Caixa,desde então os problemas começaram,tres vezes a bóia da caixa d'água estourou devido a pressão da água e material de qualidade ruim,molhou todo teto do meu quarto e sala, demora para concerto,tra traba mau feito, logo em seguida rachaduras nas paredes que são concertadas depois de muito extress com o encarregado da obra, novamente serviços que não são feitos da forma correta, já fui várias vezes na Caixa reclamar e nada é feito, passei a situação diretamente para o construtor que visualizou as mendamens e me bloqueou, não atende minhas ligações,o pior é que sas 8 casas,4 em baixo 4 em cima,a minha é a de cima e a unica com esse problema de rachaduras constantes,ja estou ficando deprimida por vê o sonho da minha casa própria virando um pesadelo e não consigo solução,gostaria de saber a quem recorrer ja que fui no advogado que leu o contrato e disse que se a construtora concerta, não tenho como recorrer.
    Não sei mais o que faço??

    ResponderExcluir
  22. Anthony de imediato parabenizo pelo trabalho seu por orientar os que estão nessas situações e sem conhecinento do que fazer.Agora vou ao meu caso, eu ja tinha meu terreno e financiei a construção da casa pelo MCMV, a casa foi entregue em dezembro de 2017 , porem notei agora em junho de 2018 abrindo uma fissura no reboque na altura da laje, contatei construtor ele falou q é normal pois a laje é nova e movimentou, acredito que isso nao deve ser tao normal assim,o que devo fazer agora? Uma vez que estou prestes a ter q fazer uma garagem na casa ou seja vou mexer e tenho medo dele falar q foi falha minha

    ResponderExcluir
  23. Bom dia,
    Imóvel minha casa minha vida. Tem 16 meses que ficou pronta. Apareceu rachaduras no teto de gesso.
    Qual procedimento, para solucionar o "problema "?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia!!!
    Comprei uma casa financiada pela caixa e já tive 23 reformas fiz do meu bolso 21 e o construtor fez 2 mais msm assim minha casa continua na msm com trincas,fissuras e rachaduras acionei a caixa e a seguradora negou disse q td isso q esta acontecendo é um vicio de construção certo mas os 2 laudos q tenho da seguradora da caixa eles me deram com ameaça de desmoronamento e a casa esta pior q antes janelas pegando qd vc abre e fecha esgoto e encanamento da casa estao quebradas indo td p de baixo da terra e o pior são 2 casas germinadas e a outra esta na msm condição ou ate msm pior as casas tem forte odor de esgoto, minha casa e a do meu vizinho estamos so olhando as coisas a minha caixa de esgoto quebrou e a agua vi p de baixa da terra da minha casa nao entra no cano e do meu vizinho afundou oq nos podemos fazer p td isso nem minha seguradora q é a caixa e a dele q é banco do brasil falam q nao tem obrigação pois a casa esta dentro do prazo do construtor de 5 anos e eles nao podem fazer nada oq o senhor acha q devemos fazer.
    desde ja grato.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde !! Fizemos duas casa germinadas pelo progeto minha casa minha vida,fazem 7 anos avia algumas fissuras so que agora apresenta rachafuras na janela da frente e na lateral da parede orizontal rachaduras dentro e fora que da pra ver o outro lado oque devo fazer !!Preciso de orientação .grata

    ResponderExcluir
  26. meu nome é Adriana me ajude por favor comprei uma casa a um ano e meio e ela é germinada com a casa do vizinho que está interditada pela defesa civil pois está desmoronando e escuto vários estralos na casa e minha casa apareceu trincas rachaduras que só vem aumentando com os dias e não tenho ajuda de ninguém e este problema está em várias casas na mesma causada estou com medo de ficar aqui com a minha família o que devo fazer eu ainda pego as parcelas pelo banco entrei em contato com a Sabesp e eles estão fazendo vistoria de sinistro na rua pois pode ser vazamento de esgoto pois na casa sinto um enorme cheiro de esgoto os pisos estão ovos e rejunte do ajulezos estão saindo e onde pago a casa não me deram nenhuma posição pra ajuda em nada o seguro da casa não serve pra nada obrigada que Deus lhe abençoe .
    São José dos Campos

    ResponderExcluir
  27. Minha casa , está com rachaduras externas , porém o construtor, não quer fazer nada pra ajeitar ainda está na garantia , porém ele falou que sou eu que tenho que ajeitar oq eu faço neste caso?

    ResponderExcluir
  28. Olá boa tarde,comprei uma residência faz 11 meses ,apareceu uma fissura nas partes das janelas, quartos ,sala e cozinha tanto dentro da casa e fora também ,a casa tem 5 anos de garantia, após esse concerto que paga ?eco construtor ou e quem comprou a casa financiada ?

    ResponderExcluir
  29. Boa noite comprei um apartamento financiado já faz 5 anos ,agora apareceu trincas nas paredes o que devo fazer

    ResponderExcluir
  30. Comprei um apartamento novo e nem me mudei ainda e em 20 dias com as chaves na mão percebi várias fissuras trincas e rachaduras percebendo que o imóvel é novo posso pedir para a construtora me dinheiro de volta estou me sentindo enganado

    ResponderExcluir
  31. Comprei ima casa financiada pela Caixa. Ainda estou pagando. A casa tem oito anos e está com rachaduras na horizontal, com se estivesse cedido, alem disso o encanamento foi feito desnivelado e esta srmpre entupindo. Tenho direito de ser reparada?

    ResponderExcluir
  32. Comprei um apartamento faz uns 30 dias e na vistoria não foi constatado muitos problemas mas em aproximadamente 7dias foram aparecendo varias trincas fissuras e rachaduras e constatei que pouco antes de eu fazer a vistoria foi feito uma maquiagem no apartamento com massa corrida para não aparecer os defeitos sendo assim me sinto enganado pois foi o que fizeram de má fé e se eu tivesse visto isso não iria compra lo e por este motivo quero desfazer o negócio e que me devolvam tudo o que já foi pago. Lembrando que o apartamento é novo e deveria estar em perfeitas condições pelo valor pago alto padrão.Como faço para ser ressarcido sem que me incomode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com esse mesmo problema?! Só pode ser da construtora Tenda, é?

      Excluir
  33. Boa tarde!

    Compramos uma casa em 2010 comprei uma casa, algum tempo depois começou aparecer rachaduras na laje trinca pra todo lado na casa e no quintal também acionamos a Caixa antes dos 5 anos eles demoraram a responder venceram os 5 anos. E agora o que devo fazer as rachadura estão maiores, principalmente no quarto da minha filha, qual o melhor a fazer nesse caso?

    ResponderExcluir
  34. Tenho 2 anos nesta residência que de primeira locação, e tem tido umas rachaduras, são pequenas, mas são em vários lugares, tanto interna como externas, o construtor diz que as rachaduras externas são normais em um imóvel novo e a garantia séria até 2 anos, e estrutural e de 5 anos, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia
    Estou com uma situação igual a de todos e gostaria de expor a minha para ver a melhor solução.
    Comprei um imóvel financiamento pela Caixa (MCMV), pagando seguro, com vistoria do engenheiro da Caixa e tudo mais. Assim que entrei no imóvel precisei solicitar reparos no teto do quarto e outros reparos na casa, o concerto no teto construtor que disse que era fissura, logo demorei uns 4 meses para me mudar, tive que solicitar de novo o reparo no teto quarto e surgiu outro na sala, ele arrumou. Depois de quase 2 anos no imóvel as fissuras voltaram e hoje tenho na laje do quarto de casal, quarto infantil, sala, cozinha banheiro, corredor e na laje da lavanderia, neste não solicitei reparo, pois o mesmo retorna bem onde foi concertado.
    O que devo fazer? Onde recorrer? Pois as fissuras são arrumadas e volta no mesmo local.

    Deis de já agradeço

    ResponderExcluir
  37. Ola mim chamo valdelicio moro em salvador bahia a dois anos financiei um imovel usado pela caixa economica e comecaram a surgi rachaduras pela casa td,aquem devo recorre

    ResponderExcluir
  38. Olá Anthony, tenho um problema,comprei uma casa pela CEF e o piso da casa levantou minha casa tá com o meio da sala interditada e o sofa está no meio o piso tá fofo umas 9 cerâmicas coomprometidas o piso do banheiro teve problema foi trocado mais as ceramcerâ escureceram tipo infiltradas,já passou 5 anos, liguei pra construtora ela disse que vai consertar,mai mais tenho medo que volte o problema uma fossa já teve problema e foi feita outra,e ví que tem outras ceramicer na casa oca.
    Mesmo a construtora atendendo esta urgência,devo acionar o seguro?
    Como devo proceder?
    Meu nome é Luidje
    Obrigado....

    ResponderExcluir
  39. Bom dia, minha obra foi financiada pela caixa,(construção), terminou em dezembro de 2018,porém apareceu algumas fissuras diagonais longas,a quem devo recorrer a caixa ou ao engenheiro que executou o projeto? Obrigada.

    ResponderExcluir
  40. Ola Anthony meu esposo faleceu em 1994 fiz inventario mas nao fiz o habits é obrigatorio fazer? Gostaria de saber obrigada .maria

    ResponderExcluir
  41. Antony lima, cabra porreta. Adorei seus comentários.

    ResponderExcluir
  42. Antony Lima,estou num beco sem saída, apto novo, ainda não mudei e já esta cheio de trincas e uma fissura mais protuberante. Perdi totalmente o gosto pelo apto. Gatei o que não tinha para fazer a reforma, piso revestimento de banheiro tudo de primeira qualidade, moveis planejados e agora as trincas e fissura. Quero devolver para a construtora é possivel.

    ResponderExcluir
  43. Olá Anthony, fiz o financiamento da minha casa na caixa economica e tive uma construtora como correspondente, a casa foi entregue em maio de 2018 e agora estão aparecendo várias rachaduras, a quem devo recorrer ao banco ou a construtora?
    Eu queria fazer a garagem, mas fui informada que se fizer perco a garantia de 5anos, isso é verdade?

    Grata,

    ResponderExcluir
  44. Boa noite
    Comprei minha Casa, já usada ,em setembro de 2017 e perto de completar 2 anos ,a casa da noite pro dia está apresentando grandes rachaduras por paredes de todos os cômodos, fiz a solicitação de uma vistoria técnica pela Caixa e uma Vistoria Técnica pela Defesa Civil, somente a Defesa Civil compareceu e condenou o imóvel, pedindo pra q desocupasse a Caixa ainda nao vistoriou...o q devo fazer de imediato?
    majupelucao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Boa noite
    Uma pergunta
    Comprei um imóvel há 4 anos. No primeiro ano recorri ao cunhado da dona que tbm fazia parte dos negócios dela, e a instrução que tive era esperar mais 3 anos pra casa trabalhar a estrutura.
    Esperei 3 anos
    As rachaduras, fissuras e infiltrações continuaram
    Fui há vários lugares e ngm me ajudou
    Fui no Procon e o ex marido dela foi na audiência, porém como estavam separados ele afirmou que não tinha responsabilidade nenhuma, que era anuente, algo assim
    Achei o telefone da mãe da dona e entrei em contato.
    Veio ela é o genro avaliar ficaram de mandar um pedreiro pra consertar e se passou 1 mês e nada
    Fiz o serviço por conta própria já que tenho uma bebê e não tinha como Esperar
    Entrei em contato novamente e ela me garantiu que pagaria o serviço feito pelo rapaz.
    Dia 10 o genro receberia o pagamento e pagaria
    Mas agora ligo e nada
    Eles sumiram
    Oq faço??
    Vai fazer 5 anos em fevereiro de 2020

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde!!
    Tenho um apartamento a seis anos ele tem umas trincas no teto e nas paredes hoje acordei minha cozinha estava alagada a vizinha do apartamento de cima deixou o tanquinho fechado com algumas roupas só que a torneira ficou pingando e transbordou escorria água pela trinca do teto sendo que molhou toda minha cozinha sei que já passou os cinco anos mas posso entrar com algum recurso neste caso.

    ResponderExcluir
  47. Olá Bom dia, Minha casa e financiasa pela caixa, e esta apresentando fissuras e rachaduras, desde de quando recebi a casa.. a mesma apresenta problemas, ja entrei em contato com a caixa .. a caixa informa que responsabilidade da construtora, ja entrei em contato com a mesma, e informa que n irar resolver pois e responsabilidade da caixa, a casa tem seguro, inclusivo pago junto com a mensalidade da casa. Ninguém que resolver o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso deve-se primeiramente ser acionada a seguradora, através da CEF. Caso haja a negativa, a questão tem que ser judicializada.

      infelizmente não há outra alternativa.

      Saudações.

      Excluir
  48. Olá Antony!
    Comprei um apartamento usado a menos de 1 ano. Surgiu um problema de infiltração no apto q fica abaixo do meu, em razão de ser o meu encanamento chamei um pedreiro para realizar o conserto, porém, foram detectadas 3 peças da conexão dos canos com rachaduras causando a infiltração, detalhe é que o meu prédio só tem 5 anos de construído e acredito que seja material de péssima qualidade ou má execução na ligação do encanamento.Já que entrei em contato com a construtora e a mesma disse que já expirou o prazo de garantia, porém questionei porque são vícios ocultos e para este tipo de problema o prazo conta a partir do momento em que fica evidenciado o problema. Posso judicializar essa questao em pequenas causas?

    ResponderExcluir
  49. Olá Simone!

    Entendo perfeitamente cabível a judicialização neste caso, porque realmente se trata de vício oculto, além de existir diversas jurisprudências a respeito do tema.

    Quanto a questão ser judicializada nos juizados especiais, isto irá depender do valor envolvido na causa, pois tem juiz que entende não caber certas demandas nos juizados, por conta do valor do contrato.

    Assim, tem que ficar bem claro que não se está discutindo o contrato e sim o valor do dano.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  50. Financiei uma casa tem quatro anos agora algumas ceramicas estao ocas o corretor e obrigado a trocar a ceramica da casa toda ou só as q estão ocas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COBRANÇA DE CONDOMÍNIO SEM O HABITE-SE – LEGALIDADE OU ILEGALIDADE?

Esta semana fui questionado por um familiar sobre a cobrança da taxa condominial quando inexistente o habite-se. O caso resume-se no seguinte: a pessoa adquiriu um apartamento, no qual a construtora mesmo sem receber a Certidão de Habite-se está pressionando os proprietários a instituírem e cobrarem a taxa condominial. O fato chamou muito minha atenção, uma vez que não é comum entregar um prédio residencial antes de receber a certidão do habite-se. No entanto a construtora para livrar-se dos encargos inerentes ao edifício e naquela de se colar colou, tenta transferir uma responsabilidade que é dela para os proprietários, os quais inocentemente ficam na dúvida se aceitam ou não tal encargo. É necessário que expliquemos essa situação para que pessoas inocentes não sejam prejudicadas por construtoras que não respeitam seus consumidores e só visam única e exclusivamente os lucros sem se importar com o pós-venda que é extremamente necessário para uma empresa. O condomínio edilício são

Primeiro imóvel - Desconto de 50 % nos emolumentos cartorários

Segundo a Lei 6.015/73 o adquirente de imóvel residencial através do Sistema Financeiro da habitação tem direito a cinquenta por cento (50%) nos emolumentos cartorários. O fato é que os cartorios ignoram a lei e cobram integralmente o valor das custas. A vista disso a ABMH no Estado de Alagoas, através deste consultor jurídico, está fazendo uma campanha para que os cartórios obedeçam a legislação e com isso ofertem o direito a quem dele precisa e tem. Para a obtenção do desconto é necessário que o consumidor se encaixe nas seguintes condições: a) Não ser possuidor de outro bem imóvel; b) Está utilizando recursos do Sistema Financeiro da Habitação; c) o imóvel tem que ser para fins residenciais. A nossa orientação é a de que o consumidor já vá ao cartório munido de todas as documentações que provem que o mesmo não possui outro imóvel, como por exemplo certidões cartorárias. Caso o cartorio de registro de imóvel negue a conceder o benefício legal faça um requerimento administrativo (m