Pular para o conteúdo principal

DÚVIDAS SOBRE O IPTU – LINHAS GERAIS

Todo ano nos deparamos com várias obrigações de ordens legais e necessárias, dentre as quais podemos destacar o IPVA - Imposto de Propriedade de Veículos Automotores, Matriculas e despesas com materiais escolares e o IPTU Imposto sobre a propriedade Predial e Territorial Urbana.

O IPTU é um imposto constante da nossa Constituição Federal, cuja incidência se dá sobre a propriedade urbana, ou seja, o IPTU tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de propriedade imóvel localizada em zona urbana ou extensão urbana.

A função do IPTU é tipicamente fiscal, embora também possua função social. Sua finalidade principal é a obtenção de recursos financeiros para os municípios podendo também ser utilizado como instrumento de controle do preço do imóvel.

Os contribuintes dos impostos são as pessoas físicas ou jurídicas que mantêm a posse do imóvel por justo título, sua base de cálculo é o valor venal do imóvel

sobre qual o imposto incide e a alíquota utilizada é estabelecida pelo legislador municipal, variando conforme o município.

As principais dúvidas dos internautas a respeito do IPTU cingem-se em três pontos básicos:

a) O primeiro é quanto à forma de pagamento se a vista aproveitando o desconto oferecido pelo ente público ou parcelado desprezando o desconto ofertado;
b) O segundo é se o locatário é o responsável pelo pagamento do IPTU ou se está livre deste encargo;
c) Quem está isento do pagamento de tal imposto.

Responderemos as dúvidas da seguinte forma:

Sendo um desconto de 15 ou 20% o melhor mesmo é pagar à vista, uma vez que os rendimentos da Caderneta de Poupança não alcançam patamares tão altos assim, principalmente nos dias atuais, onde a mesma sofreu modificações em sua forma de remuneração.

Em relação a obrigatoriedade de pagamento do IPTU a mesma é do Locador, conforme preceitua o inciso VIII do artigo 22 da lei de locações. No entanto, se no contrato de locação a obrigação estiver para o locatário, então o mesmo será o responsável pelo pagamento do imposto.

Por certo o costume em toda essa situação, referente a aluguel é que o locatário arque com essa despesa, afinal ele está utilizando-se do imóvel e também de todos os benefícios que esse imposto traz em si, como a coleta de lixo, calçamento, etc.

Por fim no tocante a isenção do pagamento do IPTU geralmente é concedida para imóveis de padrão popular e de até 120 metros e ainda mediante requerimento do contribuinte. É necessário que você amigo internauta confira junto a Secretaria de Finanças de seu Município os requisitos legais para a concessão de isenção de IPTU.

Estas são em linhas gerais algumas dúvidas de internautas, as quais espero ter contribuído para saná-las.

Até um novo encontro.

Saudações a todos

Comentários

  1. boa tarde !!!

    estou buscando escritorio especialista em diretio imobiliario para constituir acao contra a PDG e gostaria de indicacoes deste blog se possivel, meu email alexsandroarruda@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá para que possa lhe indicar um profissional para lhe ajudar será necessário que você me diga em qual cidade reside.

      Saudaões.

      Anthony Lima

      Excluir
  2. Tenho uma casa alugada com contrato de 12 meses que não foi registrado no cartório. No sexto mês de contrato, decidi encerrá-lo porque me casei e preciso da casa. Falei com o inquilino para desocupá-la, concedi-lhe o 7° mês como adiantamento da fiança para que daí e diante ele a desocupasse como mais agilidade. O problema é que já faz três meses, incluindo o da fiança que ele não desocupa a casa e nem paga o aluguel, sem contar que ele também não tem previsão para sair. Nesse caso, eu já posso entrar no Juizado de Pequenas Causas e exigir que ele pague os três meses de aluguel e cumpra o contrato ou desocupe a casa imediatamento através de ordem judicial de despejo?? Desde já, agradeço caso obtenha uma resposta. Anderson Loureiro - Recife/PE e-mail: andersonloureiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Prezado Anderson

    Antes de ingressar judicialmente aconselho a procurar um advogado especialista para que sejam tomadas algumas providências antes de ingressar com ação.

    Em sua cidade lhe indico a Dra. Fernanda Magalhães, telefone: 8176-7265.

    Abraços e Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  4. Show de bola seu blog dr. Anthony..artigos interessantes e respostas concretas.

    tenho um blog sobre o mercado imobiliário e convido para post nele quando quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Junior,

      Agradeço a atenção dispensada, ao tempo em que informo que caso seja do seu interesse, poderá reproduzir a matéria, indicando claro a fonte e a autoria.

      Abraços.

      Excluir
  5. Prezado Dr. Anthony, meu caso é o seguinte: comprei um apto em fase final de construção, pagando uma entrada a construtora e financiando a maior parte pela Caixa (programa MCMV). Recebi as chaves do imóvel no dia 16/04/13, porém, devido a alguns problemas pessoais só pude ir até o imóvel no dia 27/06/13. Quando cheguei lá, me deparei com o carnê para pagamento do IPTU deste ano. No caso, a primeira cota única venceu no dia 28/02. A segunda no dia 29/03. Ou seja, período no qual eu não estava na posse no imóvel. Os valores parcelados em atraso, por sua vez, não podem ser recebidos após a data de vencimento.
    Minhas dúvidas então são as seguintes:
    - Eu tenho a obrigação de pagar o valor integral do IPTU, mesmo vindo a ter a posse do imóvel apenas no mês de Abril? Ou a Construtora também tem a obrigação de arcar com essa despesa proporcionalmente aos 3 primeiros meses do ano?
    - Será que ainda há a possibilidade de negociar com a Prefeitura o pagamento à vista, com desconto?
    Vale frisar que o carnê está no nome da Constutora e não no meu.

    Ficarei bastante grata se o Sr. puder me esclarecer essas dúvidas. Abraços. Rita Oliveira - Maceió-AL. E-mail:rita_ecmal@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Rita

      Como o IPTU vai se vencendo ao longo do ano, é necessário que a Construtora quando da entrega do imóvel, faça a entrega do IPTU com o pagamento já realizado até a data das chaves, no seu caso 16/04/13.

      Caso contrário ela está errada e você pode pleitear o ressarcimento do IPTU pago por você.

      Abraços,

      Excluir
  6. Gostaria de saber se a prefeitura pode executar imovel com pendecias de IPTU sendo que é o unico imovel do morador e tem fim residencial?

    email: danipfariass@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani

      Infelizmente pode sim. É o único motivo que enseja execução mesmo sendo bem de família.

      Portanto redobre a atenção e providencie o pagamento dos IPTUS atrasados. Geralmente as prefeituras tem planos de descontos.

      Saudações,

      Excluir
  7. Dr. Anthony Lima

    O Sr. conhece algum Advogado para tratar de IPTU no Municipio do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  8. Prezado Fernando

    Procure a ABMH - Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação, acredito que eles poderão lhe auxiliar.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  9. Prezado Dr. Anthony
    comprei um imóvel novo em 2013, recebi as chaves em 12/04/2013, a imobiliária na época não me deu nenhuma informação sobre o IPTU. Paguei o de 2014 normalmente. Agora em 2015 como não recebi o carnê, entrei em contato com o setor de tributos do município e ele informou que o IPTU de 2013 estava em débito. A imobiliária me disse que a obrigação do pagamento é minha, que ela não tem obrigação de me informar isso. Como devo proceder, pago o IPTU de 2013 sozinha? Ou procuro um profissional para tentar o acordo com a imobiliária, já que eles não querem assumir a responsabilidade?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COBRANÇA DE CONDOMÍNIO SEM O HABITE-SE – LEGALIDADE OU ILEGALIDADE?

Esta semana fui questionado por um familiar sobre a cobrança da taxa condominial quando inexistente o habite-se. O caso resume-se no seguinte: a pessoa adquiriu um apartamento, no qual a construtora mesmo sem receber a Certidão de Habite-se está pressionando os proprietários a instituírem e cobrarem a taxa condominial. O fato chamou muito minha atenção, uma vez que não é comum entregar um prédio residencial antes de receber a certidão do habite-se. No entanto a construtora para livrar-se dos encargos inerentes ao edifício e naquela de se colar colou, tenta transferir uma responsabilidade que é dela para os proprietários, os quais inocentemente ficam na dúvida se aceitam ou não tal encargo. É necessário que expliquemos essa situação para que pessoas inocentes não sejam prejudicadas por construtoras que não respeitam seus consumidores e só visam única e exclusivamente os lucros sem se importar com o pós-venda que é extremamente necessário para uma empresa. O condomínio edilício são

Fisuras, Rachaduras – O que fazer?

Problemas estruturais – o que fazer? A quem socorrer? Esta semana assistindo aos jornais locais, bem como aos nacionais, constatei que vários consumidores estão com sérios problemas em suas residências, devido a fissuras, bem como várias rachaduras que prejudicam a estrutura de seus prédios. Mas o que fazer quando isso acontece e de quem é a responsabilidade em reparar esses empreendimentos? Será que os moradores tem que perder suas residências e o que pagou ou vem pagando mensalmente por ela? Pensando nisso, decidi trazer a baila o presente tema, na tentativa de iluminar o caminho daqueles que se encontram nessa situação. Vamos lá! Em primeiro lugar, para análise desses casos, temos que destacar duas situações: A primeira é se o imóvel foi comprado diretamente da construtora; A segunda é se o imóvel é financiado por alguma instituição financeira. Em se tratando de imóvel comprado da construtora, a mesma é responsável por qualquer dano estrutural inicialmente pelo prazo de 05

Primeiro imóvel - Desconto de 50 % nos emolumentos cartorários

Segundo a Lei 6.015/73 o adquirente de imóvel residencial através do Sistema Financeiro da habitação tem direito a cinquenta por cento (50%) nos emolumentos cartorários. O fato é que os cartorios ignoram a lei e cobram integralmente o valor das custas. A vista disso a ABMH no Estado de Alagoas, através deste consultor jurídico, está fazendo uma campanha para que os cartórios obedeçam a legislação e com isso ofertem o direito a quem dele precisa e tem. Para a obtenção do desconto é necessário que o consumidor se encaixe nas seguintes condições: a) Não ser possuidor de outro bem imóvel; b) Está utilizando recursos do Sistema Financeiro da Habitação; c) o imóvel tem que ser para fins residenciais. A nossa orientação é a de que o consumidor já vá ao cartório munido de todas as documentações que provem que o mesmo não possui outro imóvel, como por exemplo certidões cartorárias. Caso o cartorio de registro de imóvel negue a conceder o benefício legal faça um requerimento administrativo (m