Pular para o conteúdo principal

Os Vícios Construtivos e os prazos para reparação

 

A aquisição de um imóvel representa, para a maioria das pessoas, um dos investimentos mais significativos em suas vidas. Seja para moradia ou investimento, a compra de uma propriedade envolve uma série de expectativas e cuidados, sendo essencial que o imóvel esteja em conformidade com as condições contratadas e com as normas legais vigentes. No entanto, é comum que, após a entrega do imóvel, o comprador se depare com vícios construtivos, sejam eles aparentes ou ocultos.

 

Os vícios construtivos podem ser definidos como defeitos ou irregularidades na construção que comprometem a segurança, a funcionalidade ou a estética do imóvel. Podem ser facilmente percebidos logo após a entrega (vícios aparentes) ou surgirem apenas com o tempo, após um período de uso (vícios ocultos).

 

Diante dessa situação, é fundamental que o consumidor conheça seus direitos e os prazos para exigir a reparação dos vícios construtivos por parte das construtoras. Os prazos para reclamar e exigir a reparação dos vícios variam de acordo com a natureza do defeito e com o tipo de vício.

 

Os vícios aparentes são aqueles que podem ser identificados de maneira imediata, mediante uma simples vistoria do imóvel após a entrega. Exemplos comuns de vícios aparentes incluem fissuras nas paredes, infiltrações visíveis, problemas na pintura, entre outros.

 

De acordo com a legislação, o prazo para reclamar e exigir a reparação dos vícios aparentes é de até 90 dias, contados a partir da entrega efetiva do imóvel. Durante esse período, o consumidor tem o direito de solicitar à construtora a correção dos defeitos encontrados, sem que isso implique em custos adicionais.

 

Já os vícios ocultos são aqueles que não são perceptíveis de imediato, sendo descobertos somente após o uso regular do imóvel. Geralmente, esses vícios estão relacionados a problemas estruturais, elétricos, hidráulicos, entre outros, que comprometem a habitabilidade e a segurança do imóvel.

 

O prazo para reclamar e exigir a reparação dos vícios ocultos é mais amplo e se inicia no momento em que ficar evidenciado o dano.

 

Para garantir seus direitos, o consumidor deve seguir alguns procedimentos básicos ao identificar vícios construtivos em seu imóvel:

 

1.                       Comunicação Formal: O consumidor deve comunicar a construtora, por escrito, sobre os vícios encontrados, descrevendo detalhadamente os problemas e solicitando a sua reparação.

 

2. Prazo para Reparo: Após a comunicação formal, a construtora tem o prazo legal para realizar as correções necessárias. Caso não cumpra o prazo ou se recuse a realizar os reparos, o consumidor pode buscar a via judicial para exigir seus direitos.

 

3. Proteção dos Direitos: É fundamental que o consumidor mantenha registros de todas as comunicações realizadas, fotos dos defeitos encontrados e documentos relacionados à compra do imóvel, para garantir a proteção de seus direitos em eventual processo judicial.

 

Em suma, os prazos para reparação de vícios aparentes e ocultos em imóveis são estabelecidos na nossa legislação, bem como na jurisprudência dos Tribunais e visam proteger os direitos dos consumidores.

 

É importante que o comprador esteja ciente de seus direitos e prazos legais, a fim de garantir a segurança e a qualidade do investimento realizado na aquisição de um imóvel. Em caso de dúvidas ou descumprimento por parte da construtora, é aconselhável buscar orientação jurídica especializada para proteger seus interesses.

 

Fica a dica e até a próxima

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COBRANÇA DE CONDOMÍNIO SEM O HABITE-SE – LEGALIDADE OU ILEGALIDADE?

Esta semana fui questionado por um familiar sobre a cobrança da taxa condominial quando inexistente o habite-se. O caso resume-se no seguinte: a pessoa adquiriu um apartamento, no qual a construtora mesmo sem receber a Certidão de Habite-se está pressionando os proprietários a instituírem e cobrarem a taxa condominial. O fato chamou muito minha atenção, uma vez que não é comum entregar um prédio residencial antes de receber a certidão do habite-se. No entanto a construtora para livrar-se dos encargos inerentes ao edifício e naquela de se colar colou, tenta transferir uma responsabilidade que é dela para os proprietários, os quais inocentemente ficam na dúvida se aceitam ou não tal encargo. É necessário que expliquemos essa situação para que pessoas inocentes não sejam prejudicadas por construtoras que não respeitam seus consumidores e só visam única e exclusivamente os lucros sem se importar com o pós-venda que é extremamente necessário para uma empresa. O condomínio edilício são

Fisuras, Rachaduras – O que fazer?

Problemas estruturais – o que fazer? A quem socorrer? Esta semana assistindo aos jornais locais, bem como aos nacionais, constatei que vários consumidores estão com sérios problemas em suas residências, devido a fissuras, bem como várias rachaduras que prejudicam a estrutura de seus prédios. Mas o que fazer quando isso acontece e de quem é a responsabilidade em reparar esses empreendimentos? Será que os moradores tem que perder suas residências e o que pagou ou vem pagando mensalmente por ela? Pensando nisso, decidi trazer a baila o presente tema, na tentativa de iluminar o caminho daqueles que se encontram nessa situação. Vamos lá! Em primeiro lugar, para análise desses casos, temos que destacar duas situações: A primeira é se o imóvel foi comprado diretamente da construtora; A segunda é se o imóvel é financiado por alguma instituição financeira. Em se tratando de imóvel comprado da construtora, a mesma é responsável por qualquer dano estrutural inicialmente pelo prazo de 05

Primeiro imóvel - Desconto de 50 % nos emolumentos cartorários

Segundo a Lei 6.015/73 o adquirente de imóvel residencial através do Sistema Financeiro da habitação tem direito a cinquenta por cento (50%) nos emolumentos cartorários. O fato é que os cartorios ignoram a lei e cobram integralmente o valor das custas. A vista disso a ABMH no Estado de Alagoas, através deste consultor jurídico, está fazendo uma campanha para que os cartórios obedeçam a legislação e com isso ofertem o direito a quem dele precisa e tem. Para a obtenção do desconto é necessário que o consumidor se encaixe nas seguintes condições: a) Não ser possuidor de outro bem imóvel; b) Está utilizando recursos do Sistema Financeiro da Habitação; c) o imóvel tem que ser para fins residenciais. A nossa orientação é a de que o consumidor já vá ao cartório munido de todas as documentações que provem que o mesmo não possui outro imóvel, como por exemplo certidões cartorárias. Caso o cartorio de registro de imóvel negue a conceder o benefício legal faça um requerimento administrativo (m