Constantemente pessoas são induzidas ao erro em atos praticados por golpistas, os quais tem como alvo interessados em adquirir a casa própria.
A casa própria é o sonho de todo brasileiro, uma vez que traz conforto e segurança para todos os familiares. No entanto para fazer uma aquisição segura é necessário que as pessoas tomem certas cautelas como por exemplo: Visitar o imóvel que deseja adquirir e buscar certidões no cartório de registro de imóveis, relativa ao bem.
Visitar o imóvel se mostra importante, uma vez que irá trazer a certeza de que realmente aquele bem vai preencher as necessidades da família. Já a certidão demonstrará quem é o proprietário do imóvel, bem como se existe empecilhos para a venda tais como: penhora ou gravame hipotecário, dentre outros.
Outro ponto importante é verificar o valor que está se pedindo pelo imóvel e fazer a comparação com preço do mercado, essa análise é importante, pois se o preço estiver muito abaixo do seu real valor, o adquirente deve desconfiar.
Além disso, é necessário verificar se a transação está sendo realizada diretamente com o proprietário ou através de corretor de imóveis. Se for através de corretor de móveis é importante solicitar a carteira de profissional e verificar se o mesmo é credenciado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis - CRECI e se tem realmente poderes para representar o proprietário do imóvel. Lembre-se: A comissão do corretor é de responsabilidade de quem está realizando à venda.
Já se a transação para a aquisição do imóvel, via financiamento imobiliário, se der através de correspondentes bancários, é bom pesquisar no mercado as credenciais desse profissional ou empresa a qual ele representa, bem como ir até instituição financeira na qual ele diz estar apto a representar/negociar e verificar juntamente com a mesma a veracidade desse fato.
Outro ponto importante consiste na cobrança de taxas que não tem nenhuma relação com o imóvel, em casos dessa natureza deve se recusar o pagamento.
Também não se deve adiantar nenhuma quantia sem antes ter visto o imóvel e analisar a documentação relativa ao bem, por isso se mostra necessário a consulta previa de um advogado especializado na área, o qual irá analisar o contrato de compra e venda e as documentações relativas ao imóvel.
Fica a dica!
Comentários
Postar um comentário