Pular para o conteúdo principal

REDUÇÃO DE JUROS E PORTABILIDADE DE CRÉDITO – SEMANA DE NOVIDADES NO RAMO IMOBILIÁRIO.

Esta semana está terminando recheada de novidades no setor imobiliário, já que temos a partir de hoje 04/05/2012 uma redução histórica nas taxas de juros, bem como no transcorrer da semana ouviu-se falar sobre portabilidade de crédito imobiliário, mais o que seria a portabilidade? E como proceder quanto aos benefícios da redução dos juros!

Pois bem a questão da portabilidade de crédito imobiliário foi anunciada em vários seguimentos jornalísticos e procuramos pesquisar o tema, uma vez que se trata de novidade e chegamos a conclusão de que a definição para a mesma seria a seguinte: Possibilidade que o cliente de uma instituição bancária tem de transferir sua dívida para outra instituição.

Entretanto, bem diferente da portabilidade de telefonia a portabilidade de crédito imobiliário apesar de está valendo desde 2006, não é tão simples assim, uma vez que as próprias instituições financeiras não detalham com segurança como deverá ser realizada a operacionalização do crédito.

É que como se trata da compra do crédito imobiliário por outra instituição bancária é necessário ficar atento a alguns detalhes como, por exemplo: a) Qual o ganho de ordem econômica ou financeira para o consumidor? B) haverá despesas relativas a nova contratação, como por exemplo novo registro cartorário e de alienação fiduciária? C) quem arcará com estas despesas, na existência da mesma?

É por essas e outras que o consumidor deve ficar atento e avaliar criteriosamente a questão da “portabilidade de credito imobiliário” quando a ele oferecido.
Agora já em relação a redução das taxas de juros bancários para crédito imobiliário, temos que registrar que realmente a iniciativa é inovadora, merecendo aplausos.

Só que já estava na hora disto acontecer, haja vista que a redução dos juros nas aplicações financeiras esta a cada mês ocorrendo com mais frequência e agora com a possibilidade de alteração na poupança, uma das fontes de captação do Sistema Financeiro da Habitação, nada mais justo do que repassar isso ao crédito imobiliário.

Entretanto o consumidor deve analisar as “vantagens” com muito cuidado e não firmar o contrato no primeiro contato, pois vários bancos estão reduzindo suas taxas com valores também bem atrativos, principalmente em relação aos seguros, os quais são obrigatórios nos SFH e a taxas de administração, pois a mesma não é obrigatória e é bastante questionada no Poder Judiciário.

Agora vejam algumas dicas para se dá bem na hora de financiar:

a) Pesquise junto a várias instituições financeiras as taxas de juros aplicadas ao contrato, bem como demais encargos financeiros;

b) Analise a questão dos juros pré-fixados e pós-fixados;

c) Faça uma projeção do impacto financeiro que a prestação causará no seu orçamento familiar, para que a mesma fique em no máximo 20% do seu comprometimento de renda;

d) Lembre-se que o financiamento geralmente é de 20 anos ou mais e por isso analise a possibilidade de financiar o menor valor possível e sempre que puder amortize o saldo devedor.

e) Lembre-se que o consumidor não está obrigado a quando do financiamento ter que fazer contrato para aquisição de cartão de crédito, abertura de conta corrente ou até mesmo seguros pessoais ou residenciais isto é venda casada e portanto proibido pelo Código de Defesa do Consumidor;

Por fim para as pessoas que já firmaram seus contratos a Caixa anunciou que não serão beneficiados por esta medida. No entanto entendo que possivelmente e com o tempo esta questão irá bater as portas do Poder Judiciário.

Assim amigos internautas fiquem atentos na hora de fechar o contrato para adquirir sua casa própria e como ultima dica procure um especialista antes de assinar o seu contrato para que o sonho realmente se realize com segurança.

Saudações a todos.

Anthonylima@anthonylima.com.br

Comentários

  1. Boa noite,
    Adquiri um imóvel em 2010 que deveria ter sido entregue em Jan/2012. Estou no periodo dos 180 dias de atraso. Tenho uma intermediaria do tipo "chaves" a ser paga em 02/07/2012. Porém, o prédio ainda nem começou a subir, ainda estão fazendo a fundação. Como devo proceder com essa intermediária de chaves? Existe a possibilidade de pagá-la em juizo? Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Prezada Luciana

    Primeiramente se certifique que houve o registro do memorial de incorporação do empreendimento. Depois aconselho a procurar um advogado para que após a análise do contrato sejam tomadas algumas providências de ordem administrativas e até mesmo judicial, uma vez que o prédio não saiu da fundação. Quanto a prestação intermediária tomaria algumas precauções e não pagaria sem uma segurança jurídica.

    Saudações

    Anthony Lima

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

COBRANÇA DE CONDOMÍNIO SEM O HABITE-SE – LEGALIDADE OU ILEGALIDADE?

Esta semana fui questionado por um familiar sobre a cobrança da taxa condominial quando inexistente o habite-se. O caso resume-se no seguinte: a pessoa adquiriu um apartamento, no qual a construtora mesmo sem receber a Certidão de Habite-se está pressionando os proprietários a instituírem e cobrarem a taxa condominial. O fato chamou muito minha atenção, uma vez que não é comum entregar um prédio residencial antes de receber a certidão do habite-se. No entanto a construtora para livrar-se dos encargos inerentes ao edifício e naquela de se colar colou, tenta transferir uma responsabilidade que é dela para os proprietários, os quais inocentemente ficam na dúvida se aceitam ou não tal encargo. É necessário que expliquemos essa situação para que pessoas inocentes não sejam prejudicadas por construtoras que não respeitam seus consumidores e só visam única e exclusivamente os lucros sem se importar com o pós-venda que é extremamente necessário para uma empresa. O condomínio edilício são

Fisuras, Rachaduras – O que fazer?

Problemas estruturais – o que fazer? A quem socorrer? Esta semana assistindo aos jornais locais, bem como aos nacionais, constatei que vários consumidores estão com sérios problemas em suas residências, devido a fissuras, bem como várias rachaduras que prejudicam a estrutura de seus prédios. Mas o que fazer quando isso acontece e de quem é a responsabilidade em reparar esses empreendimentos? Será que os moradores tem que perder suas residências e o que pagou ou vem pagando mensalmente por ela? Pensando nisso, decidi trazer a baila o presente tema, na tentativa de iluminar o caminho daqueles que se encontram nessa situação. Vamos lá! Em primeiro lugar, para análise desses casos, temos que destacar duas situações: A primeira é se o imóvel foi comprado diretamente da construtora; A segunda é se o imóvel é financiado por alguma instituição financeira. Em se tratando de imóvel comprado da construtora, a mesma é responsável por qualquer dano estrutural inicialmente pelo prazo de 05

Primeiro imóvel - Desconto de 50 % nos emolumentos cartorários

Segundo a Lei 6.015/73 o adquirente de imóvel residencial através do Sistema Financeiro da habitação tem direito a cinquenta por cento (50%) nos emolumentos cartorários. O fato é que os cartorios ignoram a lei e cobram integralmente o valor das custas. A vista disso a ABMH no Estado de Alagoas, através deste consultor jurídico, está fazendo uma campanha para que os cartórios obedeçam a legislação e com isso ofertem o direito a quem dele precisa e tem. Para a obtenção do desconto é necessário que o consumidor se encaixe nas seguintes condições: a) Não ser possuidor de outro bem imóvel; b) Está utilizando recursos do Sistema Financeiro da Habitação; c) o imóvel tem que ser para fins residenciais. A nossa orientação é a de que o consumidor já vá ao cartório munido de todas as documentações que provem que o mesmo não possui outro imóvel, como por exemplo certidões cartorárias. Caso o cartorio de registro de imóvel negue a conceder o benefício legal faça um requerimento administrativo (m